Página Inicial | Empresa | Produtos | Área de Clientes | Parceiros | Contactos
PRODUTOS
Gestão de Leilões Judiciais

Descrição e Funcionalidades

 

- Definição do tipo de leilão que se vai efectuar:

 

Preenchimento de um formulário com as indicações preliminares do tipo de leilão que se pretende iniciar.

Indicação da sua origem (Tribunal, Finanças ou S. Social).

Identificação do liquidatário, classificação (Falência ou Insolvência).

Se se trata de um Leilão tradicional ou apenas um tratamento administrativo de recepção de propostas em carta fechada.

 

- Realização do leilão (tradicional):

 

O leilão é sempre realizado e gerido pela entidade leiloeira, no entanto, é feito sempre em nome da entidade falida ou insolvente, com a indicação do nome do liquidatário. Cada leilão corresponderá à abertura de uma empresa na Gestão Comercial Sage Next.

 

Através do “Sistema de Gestão de Leilões Judiciais” é criada uma empresa agregada ao Sage Next com a informação indicada no ponto anterior. Como existe uma base de dados de clientes de leilões anteriores procede-se à importação dessa informação para a nova empresa.

 

Cada cliente ao registar-se no leilão receberá uma “raquete” numerada, havendo uma correspondência entre o número de cliente e o número de “raquete” recebida.

 

O recheio a leiloar é devidamente organizado em lotes a que correspondem códigos de artigos da aplicação de gestão, vulgarmente designados por “Lotes” e descritos de uma forma exaustiva.

Os Lotes são licitados e vendidos pela melhor oferta, ficando registado o Lote, a raquete e o valor da licitação.

 

De uma forma imediata esses lotes podem ser facturados pela aplicação de gestão. São emitidos documentos de venda (facturas) pelos lotes vendidos por cliente (raquete). Os documentos de venda são emitidos em nome da entidade falida ou em insolvência, em que vem sempre mencionado o nome do liquidatário.

 

A comissão da Venda é emitida em conjunto pela entidade falida ou insolvente com base numa percentagem previamente definida.

 

Se existir comissão na compra, esta será emitida em separado, pela leiloeira. Neste caso haverá a emissão de um mapa com o resumo das comissões para posterior facturação por parte da leiloeira aos compradores dos lotes.

 

 

- Realização do leilão (por carta fechada):

 

Se o leilão se realizar através de venda por carta fechada o processo passa a ser meramente administrativo, em que as informações (cartas com as ofertas) são enviadas à entidade que origina o leilão (Tribunal, Finanças, S. Social).

 

Para este tipo de leilão a Agência é um mero intermediário administrativo, apenas efectuando o registo da venda pela melhor oferta.

 

- Mapas de Análise:

 

Mapas de análise de ajuda ao controlo do Leilão, nomeadamente:

           

Mapa de lotes licitados, com a indicação do valor e do cliente,

Mapa de lotes não licitados,

Mapa de comissões na Venda,

Mapa de comissões na Compra,

Mapa de custos inerentes ao Leilão.

 

 

© INFISI 2009 Máquina Digital    Raul Pina Design